英超收官10大悬念 曼市刷史夺冠?萨拉赫争金靴?
曼市第5次捧起联赛杯奖杯。 (伦敦30日综合电)本周末,英超重燃战火,20队为了各自的目标在剩余的8轮联赛展...
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), uma das maiores instituições de ensino superior do país, inaugurou em 2020 o curso de Estatística e Matemática aplicada, com ênfase em ciência de dados. A nova profissão ainda é pouco conhecida no Brasil, mas já tem muitos atrativos, como é o caso do salário que pode ultrapassar R$20 mil. Outra vantagem é que o cientista de dados tem emprego praticamente garantido. De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a demanda por profissionais de TI no Brasil será de 70 mil ao ano até 2024. Nessa busca, ele pode se deparar com artigos científicos sobre o assunto e até mesmo achar alguém que já esteve diante do mesmo problema e que tenha compartilhado na internet a solução que usou. Isso facilita o trabalho do cientista de dados, por isso é tão importante.
Técnicas de apresentação é um dos skills que fará a diferença na hora de contratar um Cientista de Dados, à medida que o conhecimento técnico estiver difundido. Em São Paulo, a PUC-SP também aposta na realização de cursos Ciência de dados: como a Inteligência Artificial afeta o futuro da profissão de bacharelado em Ciência de Dados e Inteligência Artificial. A formação mescla conhecimentos interdisciplinares de estatística, engenharia, computação e economia com assuntos como machine learning e big data.
Para as empresas, ter na sua equipe profissionais que sabem transformar dados em informações que ajudem na tomada de decisões já não é mais uma vantagem competitiva; é uma necessidade. Por isso, o mercado para quem quer trabalhar com Ciência de Dados continua mais aquecido do que nunca. Assim, cientistas de dados podem atuar em qualquer negócio que precise lidar com um grande volume de dados e entenda a importância de usar esses dados para solucionar problemas e propor melhorias. Os softwares utilizados podem variar de acordo com a linguagem de programação adotada. Nesse sentido, o cientista de dados desempenha um papel de destaque no setor de Business Intelligence, uma vez que é responsável por fazer com que as informações dialoguem entre si e forneçam insights importantes. É esse profissional que sintetiza os dados obtidos e os traduz em relatórios que, mais tarde, auxiliarão as lideranças na tomada de decisão.
Para que você vai coletar montanhas de dados e aplicar modelos de análise? As empresas não vão iniciar um projeto de Data Science, se isso não for relevante para o negócio. Portanto, o Cientista de Dados deve estar familiarizado com a área de negócio para a qual ele está iniciando um projeto, utilizando Data Science.
Sempre que você usa um site de busca como “Google” ou “Bing“, uma das razões para funcionarem tão bem é um algoritmo de aprendizado. Um algoritmo implementado pelo “Google” aprendeu a classificar páginas web. Toda vez que você usa o aplicativo para “marcar” pessoas nas fotos do “Facebook” https://misturebas.com.br/2024/04/29/conheca-poder-inteligencia-artificial/ e ele reconhece as fotos de seus amigos, isto também é Machine Learning. Toda vez que o filtro de spam do seu email filtra toneladas de mensagens indesejadas, isto também é um algoritmo de aprendizado. Os algoritmos de Machine Learning, são baseados em conceitos matemáticos.
E às vezes os dados querem dizer coisas diferentes, para públicos diferentes. Hoje temos à nossa disposição os mais variados recursos para apresentação e exatamente aí que está o desafio. Nunca foi tão fácil gerar tabelas e gráficos, com diferentes estruturas, formatos, tamanhos, cores e fontes. Ter um volume cada vez maior de dados à nossa disposição, não torna mais fácil a apresentação da informação gerada.
As duas funções estão com alta demanda no setor de tecnologia, mas têm atribuições, pré-requisitos e remunerações um pouco diferentes. Nesse artigo, explicamos um pouco mais sobre cada cargo e sobre como fazer essa transição. Sim, desde que domine as técnicas de análise de dados e modelagem preditiva.